Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.ufj.edu.br:8080/handle/tede/8849
Tipo do documento: Dissertação
Título: O trabalho docente na produção acadêmica da educação física brasileira: um olhar para as teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação física
Título(s) alternativo(s): The teaching work in the academic production of brazilian physical education: a look at the theses and dissertations of the postgraduate programs in physical education
Autor: Almeida, Idayany Araújo Cardoso de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7600185279074426
Primeiro orientador: Sacardo, Michele Silva
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/3823041497150247
Primeiro membro da banca: Sacardo, Michele Silva
Segundo membro da banca: Ventura, Paulo Roberto Veloso
Terceiro membro da banca: Assis, Renata Machado de
Resumo: Esta investigação tem por temática as concepções de trabalho docente nas teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física do Brasil, e está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa Sociedade, Cultura e Formação Humana, na linha de pesquisa Formação Humana e Fundamentos da Educação. O objetivo geral dessa pesquisa foi de identificar e analisar criticamente a caracterização do trabalho docente e seus fundamentos teóricos-filosóficos na produção científica dos Programas de Pós-graduação em Educação Física do Brasil. Os objetivos específicos foram: a) levantar, compilar e fichar as teses e dissertações que versam sobre o trabalho docente nos Programas de Pós-Graduação em Educação Física; b) investigar a produção científica com intuito de entender os interesses dos autores; as temáticas e problemáticas mais tratadas, vinculação geográfica e institucional da área, orientadores, distribuição temporal e financiamento dessa produção e principais contribuições; c) identificar e analisar os principais padrões de referência dos autores que fundamentam o referencial teórico da produção científica analisada; d) compreender os delineamentos, as mediações e as contradições que permeiam o trabalho docente contemporâneo na Universidade, sua articulação com a produção do conhecimento e as políticas de Pós-Graduação brasileira; e) analisar a concepção de trabalho docente nas teses e dissertações e seus possíveis desdobramentos. O problema de pesquisa foi assim formulado: como é caracterizado o trabalho docente e os fundamentos teóricos que o orientam na produção científica de teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física do Brasil? A abordagem da pesquisa é qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos a análise bibliográfica/documental visando a identificação e análise crítica da produção científica de 6 teses e 19 dissertações que versavam sobre a temática trabalho docente. Da análise dos dados empíricos emergiram duas categorias: as concepções pós-críticas de trabalho docente e as concepções críticas de trabalho docente. Conclui-se que com o levantar do neoliberalismo, com a reestruturação produtiva e com as tendências denominadas pós-modernas surge a epistemologia da prática no contexto do trabalho docente, e isso se manifesta na produção científica da Educação Física, com 19 investigações que se caracterizam a partir do movimento do “professor reflexivo”. Em contrapartida tem-se 6 investigações apoiadas na concepção crítica de trabalho docente em que busca-se o desenvolvimento da práxis enquanto ação transformadora, articulada ao conhecimento científico, a fim de consolidar e fortalecer o sentido histórico da ação educativa.
Abstract: This research is related to conceptions of teaching work in theses and dissertations of the Graduate Programs in Physical Education of Brazil, and is linked to the Study Group and Research Society, Culture and Human Formation, in the line of research Human Formation and Fundamentals of Education. The general objective of this research was to identify and analyze critically the characterization of the teaching work and its theoretical-philosophical foundations in the scientific production of the Postgraduate Programs in Physical Education of Brazil. The specific objectives were: a) to compile and record the theses and dissertations that deal with the teaching work in the Post-Graduation Programs in Physical Education; b) to investigate the scientific production in order to understand the interests of the authors; the topics and problems most treated, geographic and institutional linkage of the area, supervisors, time distribution and financing of this production and main contributions; c) identify and analyze the main reference standards of the authors that base the theoretical reference of the analyzed scientific production; d) to understand the delineations, the mediations and the contradictions that permeate the contemporary teaching work in the University, its articulation with the production of knowledge and the policies of Brazilian Post-Graduation; e) analyze the conception of teaching work in theses and dissertations its possible unfolding. The research problem was thus formulated: how is the teaching work characterized and the theoretical foundations that guide it in the scientific production of theses and dissertations of the Post-Graduation Programs in Physical Education of Brazil? The approach of the research is qualitative, having as methodological procedures the bibliographical/documentary analysis aiming at the identification and critical analysis of the scientific production of 6 theses and 19 dissertations that dealt with the theme of teaching work. From the analysis of the empirical data emerged two categories: the post-critical conceptions of teaching work and the critical conceptions of teaching work. It is concluded that with the rise of neoliberalism, with productive restructuring and with the so-called postmodern tendencies the epistemology of practice emerges in the context of teaching work, and this is manifested in the scientific production of Physical Education, with 19 investigations that are characterized from the movement of the "reflective teacher". On the other hand, there are 6 investigations supported by the critical conception of teaching work in which the development of praxis is sought as a transforming action, articulated to scientific knowledge, in order to consolidate and strengthen the historical sense of educational action.
Palavras-chave: Trabalho docente
Produção do conhecimento
Programa de pós-graduação em educação física
Teaching work
Knowledge production
Post-graduation program in physical education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Regional Jataí (RJ)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (RJ)
Citação: ALMEIDA, I. A. C. O trabalho docente na produção acadêmica da educação física brasileira: um olhar para as teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação física. 2018. 208 f Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.ufj.edu.br:8080/handle/tede/8849
Data de defesa: 13-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Idayany Araújo Cardoso de Almeida - 2018.pdf2,43 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons