Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.ufj.edu.br:8080/handle/tede/8086
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uso do GeoGebra no ensino de geometria plana no ensino básico
Título(s) alternativo(s): Use of GeoGebra in teaching flat geometry in basic education
Autor: Alves, Wecsley Fernando Marçal
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/3131710298988156
Primeiro orientador: Moreira, Fernando Ricardo
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/1316372296389608
Primeiro membro da banca: Moreira, Fernando Ricardo
Segundo membro da banca: Boaventura, Ana Paula Freitas Vilela
Terceiro membro da banca: Leandro Neto, Benedito
Resumo: Este estudo objetivou analisar as possibilidades de uso do software geogebra como apoio ao processo de ensino-aprendizagem no conteúdo de geometria plana no ensino fundamental, com base em estudos já consolidados e que vem sendo ponto de referência para muitos professores do ensino básico. Descrevemos, de forma sucinta o surgimento e desenvolvimento da geometria no decorrer da história; relatar sobre as grandes transformações no ensino de geometria; destacar o uso do software geogebra e suas principais tecnologias no ensino dos conteúdos de geometria plana no ensino fundamental; apresentar o software geogebra e suas principais ferramentas; compreender o conteúdo pelo uso do geogebra através da construção e visualização dos conceitos apresentados; definir os conceitos básicos da geometria plana; e utilizar o geogebra em situações-problema sobre triângulo no dia a dia do aluno do ensino fundamental. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados, a revisão de literatura através do estudo levantado no referencial teórico sobre o uso das ferramentas do software geogebra no ensino de geometria plana que vem tornar o ensino mais dinâmico e atrativo. A partir da análise bibliográfica foi possível perceber a importância em dar acesso aos professores às tecnologias para que estes façam uso em sala de aula, sendo que o geogebra vem sendo um dos softwares de geometria dinâmica bastante usado com a finalidade de tornar o ensino-aprendizagem mais significativo na vida do aluno. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas, foi possível confirmar que o software geogebra pode auxiliar e fomentar o processo educacional para obter uma educação mais interativa, dinâmica e construtivista.
Abstract: This study aimed to analyze the possibilities of using geogebra software to support the teaching-learning process in the content of flat geometry in elementary education, based on already consolidated studies and that has been a point of reference for many elementary school teachers. We briefly describe the emergence and development of geometry throughout history; to report on the great transformations in the teaching of geometry; to highlight the use of geogebra software and its main technologies in the teaching of contents of flat geometry in elementary school; present the geogebra software and its main tools; understand the content through the use of geogebra through the construction and visualization of the presented concepts; to define the basic concepts of flat geometry; and to use the geogebra in problem situations on triangle in the day to day of the elementary student. For this purpose, the literature review was used as a method for data collection, based on the theoretical framework on the use of geogebra software tools in the teaching of flat geometry that makes teaching more dynamic and attractive. From the bibliographic analysis, it was possible to perceive the importance of giving teachers access to the technologies for use in the classroom, and geogebra has been one of the dynamic geometry software used in order to make teaching-learning more meaningful in the life of the student. Finally, through all the study and pedagogical suggestions presented, it was possible to con fi rm that geo-software can help and foster the educational process to obtain a more interactive, dynamic and constructivist education.
Palavras-chave: Geometria plana
Geogebra
Ensino básico
Flat geometry
Basic education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Regional Jataí (RJ)
Programa: PROFMAT - Programa de Pós-graduação em Matemática em Rede Nacional - Sociedade Brasileira de Matemática (RJ)
Citação: ALVES, Wecsley Fernando Marçal. Uso do GeoGebra no ensino de geometria plana no ensino básico. 2017. 76 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional - Sociedade Brasileira de Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://200.137.217.138:8080/handle/tede/8086
Data de defesa: 20-Dez-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Wecsley Fernando Marçal Alves - 2017.pdf6 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons