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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma proposta de atividades sobre a relação de Euler por meio do software GeoGebra
Título(s) alternativo(s): A proposal of activities on the Euler relation via the GeoGebra software
Autor: Aguiar, Gisele Levulis
Primeiro orientador: Cintra, Adriana Araujo
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/5363108763077398
Primeiro membro da banca: Cintra, Adriana Araujo
Segundo membro da banca: Moreira, Fernando Ricardo
Terceiro membro da banca: Leandro Neto, Benedito
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar atividades aos professores do Ensino fundamental, para ser desenvolvidas nas aulas de Geometria Espacial, fazendo-se uso do recurso digital - o software GeoGebra, para que o aluno possa de maneira interativa, manusear e visualizar elementos básicos dos Poliedros (faces, arestas e vértices), facilitando sua compreensão e aprendizagem desses elementos, assim como a compreensão e resolução da relação de Euler, que relaciona faces, arestas e vértices de poliedros convexos. Inicialmente abordamos sobre a geometria em nosso dia a dia, elementos cotidianos com formas geométricas. Abordamos sobre os poliedros e suas características. Apresentamos a importância de se trabalhar com mídias digitais em sala de aula, seja computadores, celulares ou tablets, assim como a aprendizagem na área Matemática através das tecnologias digitais. Também abordamos sobre o software GeoGebra, a construção de sólidos geométricos, com visualização tridimensional e sua contribuição nas aulas de Geometria Espacial como ferramenta de aprendizagem e apresentamos duas atividades sobre pirâmides e prismas, sua construção no GeoGebra e resolução de exercícios.
Abstract: This work aims to present a teaching proposal to elementary school teachers, to be developed in Spatial Geometry classes, making use of the digital resource - the GeoGebra software, so that the student can interact, handle and visualize basic elements of Polyhedra (faces, edges and vertices), facilitating your understanding and learning of these elements, as well as the understanding and resolution of Euler’s Polyhedral Formula, which relates faces, edges and vertices of convex polyhedra. Initially, we discussed geometry in our daily lives, elements whose appears in our daily lives with geometric shapes. We talk about polyhedra and their characteristics. We present the importance of working with digital media in the classroom, for examples: computers, smartphones or tablets devices. Then, on Learning in Mathematics through digital technologies. In the sequence, the GeoGebra software, the construction of geometric solids, with three-dimensional visualization and its contribution to Spatial Geometry classes as a learning tool are discussed. Finally, we show two activities about pyramid and prisms and your constructions in the GeoGebra software.
Palavras-chave: Aprendizagem matemática
GeoGebra
Poliedros
Relação de Euler
Learning mathematics
Polyhedra
Euler’s Polyhedral Formula
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Jataí
Sigla da instituição: UFJ
Departamento: Unidade Acadêmica Especial de Ciências Exatas
Programa: PROFMAT - Programa de Pós-graduação em Matemática em Rede Nacional - Sociedade Brasileira de Matemática (RJ)
Citação: AGUIAR, G. L. Uma proposta de atividades sobre a relação de Euler por meio do software GeoGebra. 2021. 66 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede) - Universidade Federal de Jataí, Jataí, 2021.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.ufj.edu.br:8080/handle/tede/59
Data de defesa: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Matemática em Rede Nacional

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